terça-feira, 12 de abril de 2011

Um bairro horizontal

O Pé Pequeno conseguiu manter-se como bairro de caráter residencial



Localizado entre os bairros Santa Rosa, Cubango e Fátima, o Pé Pequeno é um dos menores bairros de Niterói, com apenas quatro mil habitantes.
 A origem do seu curioso nome deve-se ao surgimento do bairro em meados do século XVIII, quando Antônio José Pereira de Santa Rosa Jr., conhecido também por Pé Pequeno, herdou a area.  O local abrigava famílias de nível econômico elevado e alguns dos nomes ilustres do município.
Já na década de 40 começou a construção de várias casas no local, com ruas saneadas e pavimentadas, desenhando assim a atual configuração do bairro.
A consultora de vendas Carmen Lúcia do Amaral mora no bairro há 27 anos, e escolheu o bairro pela tranquilidade. “O único problema por aqui é que apesar das pessoas se conhecerem há muitos anos ninguém tem muito contato, mas também tem muitas vantagens como a privacidade e o contato com a natureza”, afirma.
O Pé Pequeno acompanhou os mesmos processos de urbanização que deram origem a Santa Rosa, porém conseguiu escapar da explosão imobiliária que levou os bairros vizinhos a intenso processo de verticalização. O Pé Pequeno conseguiu manter-se como bairro de caráter residencial. O bom estado de preservação dos casarões antigos é um fator de valorização do bairro.
De acordo com o corretor de imóveis da Patrimóvel Niterói, Thiago Monteiro, o bairro não escapara da especulação imobiliária e também será alvo da verticalização. “Com a saturação de Icaraí e Ingá, as incorporadoras têm apostado suas fichas em Santa Rosa e adjacências”, garante. Confirmando a previsão do consultor, recentemente uma construtora formalizou propostas da compra das casas de alguns moradores para construção de um edifício. Isso reforça que esse bairro tão tradicional na cidade pode perder sua maior característica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário